top of page
Yoga

O estilo de yoga que ensino é mais fluído, existe uma sequência e conforme o aluno vai progredindo a sequência vai mudando, o uso dos props se necessário é usado, mas o foco é a fluidez da prática com a respiração, sempre respeitando o nível de cada aluno. 

Hoje, com a enxurrada de informações recebidas nossa mente fica mais voltada para fora, e para desenvolvermos uma mente mais tranquila, saudável e alegre é necessário olharmos para nós mesmos, e para isso primeiro devemos olhar para o nosso corpo físico.

Apenas conhecendo melhor nosso corpo e mente que poderemos estar mais confortáveis e preparados para lidarmos com as diferentes situações.

E assim, teremos maior capacidade de entender que nossa vida não é baseada nas circunstâncias externas, mas sim em como lidamos internamente com estas circunstâncias.

Meditação

Existem diferentes técnicas de meditação que podem ser aplicadas no nosso dia a dia.

Antes disso temos que entender o que é a meditação, o que é meditar e o por quê meditar.

A meditação pode ser usada como meio prático para desfazer padrões emocionais destrutivos, e desenvolver qualidades positivas como sabedoria e compaixão, que são inatas dos seres humanos. 

Existem duas formas principais de meditação: Shamata e Vipassana.

Meditação Shamata é usada para acalmar a mente e melhorar a concentração. Ao invés de nos distanciarmos dos elementos de nossas vidas, a meditação consciente nos permite experienciar mais plenamente o que temos no momento presente, usando tudo o que encontramos, inclusive o que pensamos e sentimos, como forma de aprofundar e expandir nossa consciência. Esta expansão da consciência traz consigo um sentimento estável de paz e serenidade que não dependente das condições externas.

A meditação Vipassana vai além das nossas ideias deludidas que criam sofrimento e permite-nos o florescimento de sabedoria.

Como resultado da meditação Vipassana, nós seremos capazes de ver as coisas como elas realmente são, e não através das lentes distorcidas de idéias e conceitos preconcebidos. Esta visão sobre a natureza da realidade arranca as causas do sofrimento e nos coloca em contato com a nossa própria bondade fundamental.

 

"Todos sofrem por não ter controle. Dinheiro e inteligência não são o suficiente para se ter o controle. Você deve entender que a vida é uma projeção da sua mente. Se você entender isso sua vida será mais feliz e será bem sucedida!" 

Tulku Lama Lobsang

Ayurveda

O ayurveda pode ser definido como um sistema que utiliza os princípios inerentes da natureza para ajudar a manter a saúde de uma pessoa, mantendo-a em perfeito equilíbrio com a natureza.

 

O ayurveda é baseado na premissa de que o universo é composto por cinco elementos: ar, fogo, água, terra e éter. Estes elementos são representados em nós por três "doshas", ou energias: Vata, Pitta e Kapha. Quando qualquer um dos doshas se acumula no organismo para além do limite desejável, o corpo perde o seu equilíbrio.

Cada indivíduo tem um equilíbrio diferente, e a nossa saúde e o nosso bem-estar podem ser obtidos através do equilíbrio adequado entre os três doshas (tridoshas).

O ayurveda sugere estilo de vida específico e orientações nutricionais para ajudar a pessoa a reduzir o excesso de dosha. 

Uma pessoa saudável, como definido no Sushrut Samhita, uma das principais obras sobre a Ayurveda, é "Aquele cujo os doshas estão em equilíbrio, o apetite é bom, todos os tecidos do corpo e todos os impulsos naturais estão funcionando corretamente, e cuja mente, corpo e espírito são alegres. "

bottom of page